A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e as associadas do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) vão distribuir botijões de gás para cerca de 200 Cozinhas Solidárias no Rio Grande do Sul durante os próximos três meses. O acordo foi selado na tarde desta durante reunião com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o secretário-geral da Presidência da República, ministro Márcio Macedo.
“A nossa grande urgência é restituir a dignidade para todas as gaúchas e gaúchos. Vamos fazer isso unidos, com o governo do estado e com os prefeitos municipais. Como disse o presidente Lula, esta é uma ação solidária, para gente poder reconstruir aquele estado, que é um compromisso de todos nós”, afirmou o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia (MME).
Serão entregues cerca de três mil botijões de 13 kg por mês para as cozinhas solidárias, organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), igrejas e associações civis, nas cidades afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O investimento previsto é de cerca de R$ 1,8 milhão.
“Estamos confirmando o compromisso que nós fizemos com o Ministério de Minas e Energia que nós vamos entregar os botijões de gás necessários nas cozinhas, porta a porta, assim como nossos revendedores fazem com a sociedade brasileira”, garantiu o presidente do Sindigás, Sérgio Bandeira do Mello.