A organização humanitária ONG Visão Mundial, que atua no Brasil há 48 anos e está presente em cerca de 100 países, atualizou o cenário de Resposta Nacional a Emergências para CAT II, devido à crise emergencial no Rio Grande do Sul. A ONG está se mobilizando junto a doações e setores privados para investir US$ 8 milhões a resposta de socorro, a fim de apoiar 70 mil famílias e 200 mil crianças com apoio psicossocial além de cestas básicas, água potável, colchões, kits de ternura – voltados exclusivamente para crianças, artigos de cama, kits de higiene e limpeza pessoal e familiar, entre outros itens para reconstruir e reabilitar suas vidas, como mobiliário doméstico, eletrodomésticos e auxílio de renda para satisfazer necessidades urgentes, como a compra de medicamentos para os próximos meses.
De acordo com a Defesa Civil, da população de 10,8 milhões de habitantes do Rio Grande do Sul, 1.443.950 pessoas estão sendo impactadas pelas fortes chuvas e suas consequências — 13% da população do Estado —, incluindo pessoas que estão abrigadas fora de casa e desalojadas. Nesse cenário, a ONG também estará presente, com a implementação de dois Espaços Seguros para as crianças e adolescentes que estão sofrendo na região, a fim de apoiar-lhes com proteção e salvaguarda.
Segundo o Conselho Tutelar, apenas no município de Canoas, 104 crianças estão separadas de suas famílias. “As crianças, um dos grupos mais vulneráveis em meio a crises, muitas vezes não têm a menor noção da magnitude dos eventos que estão vivenciando. Elas se encontram desprovidas de suas bases mais fundamentais – casa, família, amigos – e estão sob um impacto psicológico devastador que, sem a intervenção adequada, pode deixar cicatrizes duradouras”, afirma Thiago Crucciti, Diretor da ONG Visão Mundial Brasil.
A ONG também está atuando com foco em auxiliar o psicológico das crianças. “Nossa missão prioritária é atender a essas necessidades urgentes, focando especialmente nas crianças cuja saúde mental está profundamente comprometida. Por isso, estamos mobilizados na distribuição de mais de 15 mil kits de ternura, que são projetados para oferecer atividades que ajudam a ocupar suas mentes e corações durante estes tempos turbulentos. Cada kit representa um passo em direção à recuperação e à normalidade, algo essencial para que essas crianças possam começar a curar as feridas invisíveis que carregam”, conclui Crucciti.