O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) viabilizou, em parceria com a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), uma rota alternativa pela BR 116 para agilizar o encaminhamento de lixo recolhido na Capital até o aterro sanitário de Minas do Leão.
Em razão do bloqueio da BR 290 por causa da enchente, cargas foram acumuladas na Estação de Transbordo do DMLU, na Lomba do Pinheiro. A rota alternativa foi testada na quarta-feira e 15 carretas com resíduos já foram encaminhadas ao aterro.
“Ainda não estamos conseguindo enviar o volume ideal de resíduos ao aterro por bloqueios noturnos na rodovia, mas estamos empenhados em melhorar esta performance e reduzir o acúmulo de material no transbordo”, destaca o diretor-geral do DMLU, Carlos Hundertmarker.
A estação da Lomba do Pinheiro chegou a acumular cerca de 6 mil toneladas de resíduos sólidos domiciliares em razão do bloqueio da BR 290. O trajeto tradicional das carretas até o aterro de Minas do Leão é de cerca de 113 quilômetros. A rota alternativa inclui passagens pela RS 040, RS 118, BR 290, desvio pela BR 116, e novamente BR 290, somando cerca de 141 quilômetros.
Já as coletas automatizadas (orgânicos e rejeito via contêineres), de resíduo domiciliar porta a porta (orgânicos e rejeito) e seletiva (recicláveis) seguem ocorrendo nas partes da cidade sem inundação, onde há acesso seguro para os trabalhadores. Os resíduos devem ser dispostos para recolhimento nos locais secos, nos dias normais de horários de coleta. Em razão da enchente, há a possibilidade de eventuais atrasos no serviço.
Em alguns bairros ou parte de algumas localidades atingidas pela inundação, não há possibilidade de coleta no atual momento, por falta de possibilidade de circulação de caminhões e de trabalhadores. O DMLU integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb).
Os bairros sem acesso para coleta são Vila Farrapos, São Geraldo, Floresta, Navegantes, Humaitá e Arquipélago (Ilhas).
Já as partes de bairros sem acesso para coleta são Ipanema (orla), Menino Deus, Centro Histórico, Cidade Baixa, Ponta Grossa, Belém Novo (orla), Praia de Belas, Guarujá (orla), Assunção (orla), Tristeza (orla) e Lami (orla).