O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, é o convidado do “Bom dia, Ministro” no começo da manhã desta quarta-feira, 8. O programa é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com a participação de rádios de todo o país. Durante uma hora, o ministro vai discutir e detalhar medidas econômicas para aliviar a situação de calamidade no Rio Grande do Sul. Uma das alternativas em estudo é uma linha de crédito especial para a reconstrução de casas atingidas pelas fortes chuvas no estado.
O crédito se somará ao repasse de verbas ao governo gaúcho e às prefeituras das localidades atingidas pelo evento climático extremo, tanto a partir de programas e ações federais, quanto a partir de emendas parlamentares. O Governo Federal já realizou a liberação de R$ 580 milhões em emendas individuais com aplicação direta em 448 municípios gaúchos.
Haddad também vai detalhar o processo de regulamentação da reforma tributária. Elaborada pela área econômica e aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, o novo modelo pretende organizar e dar transparência ao sistema de impostos. O ministro da Fazenda também vai comentar sobre a necessidade de reformas no ambiente de microcrédito, tendo como primeiro passo o programa Acredita, lançado pelo Governo Federal no fim de abril, que tem como uma das principais metas ampliar o acesso ao crédito no país e garantir mais apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas.