A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), unida às 27 associações estaduais, em especial à Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), definiu uma ação solidária mobilizada pelo setor, com duração prevista de 60 dias, em que doará materiais de limpeza e alimentos para os gaúchos. Nesse primeiro momento emergencial, a ABRAS e a AGAS disponibilizarão 20 mil kits de limpeza com água sanitária, sabão em pó, vassoura e sacos de lixo, e 20 mil kits de alimentos essenciais para as famílias gaúchas necessitadas.
A definição foi tomada em reunião com as associações estaduais de supermercados de todo o país nesta segunda-feira. Os recursos para a doação serão custeados pela ABRAS, pelas associações estaduais e pelas redes supermercadistas de todo o Brasil. A ação solidária também prevê a distribuição de outros itens essenciais como água e cobertores, a arrecadação de doações financeiras de estabelecimentos e da sociedade em geral, e o apoio conjunto de outros setores para amenizar os impactos financeiros dos empreendedores prejudicados.
Além disso, os supermercados arrecadarão alimentos da população solidária que serão encaminhados para a Defesa Civil. “Neste momento, as pessoas precisam ter dignidade. O setor supermercadista estará operando em todo Brasil, junto a sua comunidade, para levar ajuda ao Rio Grande do Sul neste momento crítico em que o estado se encontra”, afirma o presidente da ABRAS, João Galassi.
AJUDA SUL
Em parceria com a Associação Gaúcha de Atacadistas e Distribuidores (AGAD), a AGAS e a ABRAS lançam o aplicativo AJUDA SUL. A iniciativa busca entender o cenário atual no setor, centralizando todas as informações dos estabelecimentos supermercadistas que foram atingidos nesses últimos dias pelas enchentes. Por meio do aplicativo AJUDA SUL, um banco de informações será formado e disponibilizado a todos os fornecedores interessados em apoiar a reconstrução e reestruturação do setor.
Intuitivo, seguro e criado com urgência que a situação exige, o aplicativo permitirá que os supermercados no Rio Grande do Sul respondam a um breve questionário informando se foram atingidos pela tragédia, de forma total ou parcial, e quantos funcionários empregam. O objetivo é fazer um levantamento de quanto o setor foi atingido, coletando imagens e dados da real situação dos estabelecimentos, dimensionando o cenário do setor no estado para que a ajuda seja precisa e alinhada às necessidades dos supermercados de todo o estado do Rio Grande do Sul.