A internet vai chegar em áreas isoladas ou sem comunicação no Rio Grande do Sul. Isto será possível graças a uma ação do Instituto Cultural Floresta (ICF), que comprou com recursos das doações as primeiras 100 antenas Starlink destinadas a fornecer via satélite o sinal. A logística, realizada em tempo recorde, demonstra a gravidade da situação e a agilidade dos voluntários. No momento, o principal apoio para o estado se faz através do envio de recursos, pois os acessos aos municípios atingidos estão prejudicados por conta dos alagamentos.
“Obrigado pessoal, obrigado pelas doações. Continuem ajudando, pois ainda temos muitos projetos para serem executados pela frente. Estamos mobilizados para auxiliar a todos da melhor forma possível, contamos com a solidariedade de todos”, destaca o presidente do conselho do ICF, Claudio Goldsztein.
As antenas Starlink estão sendo distribuídas estrategicamente e serão destinadas aos órgãos da Segurança Pública e aos demais grupos de resgate voluntário. Essa tecnologia vai facilitar as operações de busca e coordenação, permitindo uma resposta mais eficiente e coordenada diante da emergência.