A divisa entre Charqueadas e São Jerônimo, na região Carbonífera, foi tomada pelo Rio Jacuí nesta quinta-feira(02). O trecho na ERS-401 está bloqueado em ambos sentidos por conta da água que atravessa a pista. Pelo menos 200 moradores foram obrigados a sair de casa na Vila Belos Ares, também conhecida como bairro Passo da Cruz. Defesa Civil e Brigada Militar estão no local.
O resgate de pertences, animais e de pessoas ilhadas é feito com o auxílio de voluntários em embarcações. Um deles é o pedreiro Ezequiel Benitez, que mora na região. “A situação é de calamidade. A água subiu demais e invadiu as casas. O principal é navegar pelas ruas inundadas, na tentativa de achar alguém”, disse.
A dona de casa Lúcia Severo Machado consolava a filha, de 9 anos, que estava aos prantos. A dupla precisou levar consigo três gatos e três cachorros, mas acabou perdendo bens materiais. “Perdemos tudo. A água chegou na linha da cintura e precisamos abandonar nossa casa. Ainda conseguimos sair a pé, mas agora não podemos voltar”, pontuou.
Ela adiciona essa é a segunda vez, em menos de seis meses, que a cheia do Rio Jacuí atingiu moradias. Ocorre que agora a água impede o retorno do marido dela, que é caminhoneiro e não consegue acessar o trecho bloqueado na divisa dos municípios na região Carbonífera. “Estou só com minha filha. Ela está assustada e aguarda o pai, mas não sabemos quando ele vai conseguir chegar aqui”, lamentou a dona de casa.