Cerca de três mil pessoas estão ilhadas em comunidades de Maquiné devido a elevação do rio Forqueta, que passa pela cidade do Litoral Norte. O prefeito João Marcos Bassani dos Santos solicita apoio dos governos estadual e federal para que o resgate seja feito por aeronaves, já que a correnteza forte do rio não permite a utilização de barcos.
“A situação está crítica. Está muito complicada a situação na cidade. Sei que o governo está ajudando em outras regiões mais afetadas pelas chuvas, mas também estamos precisando, pois fomos muito afetados. Não sabíamos que seria tão forte, mas choveu muito forte e a previsão é de mais chuva, o que será ainda mais complicado”, destacou o prefeito.
Cerca de duas mil pessoas não conseguem sair da comunidade de Barra do Ouro. Os populares da região não consegue acessar a RS 239, para o deslocamento até Riozinho, ou pela RS 484 e depois pela RS 020, para São Francisco.
Já na Linha Solidão, Linha Vacaria, Linha Cachoeira há cerca de mil pessoas ilhadas, após a queda da Ponte Alta do Pinheiro, que foi levada pela forte correnteza do rio Forqueta. Nestas comunidades, cerca de mil pessoas estão ilhada. Há cerca de 400 pessoas da região baixa da cidade que estão alojadas no salão paroquial. O Município segue com ligação pela BR-101.