Vendas no varejo digital devem crescer cerca de 6% em 2024

Roupas, calçados e acessórios estão entrte os produtos preferidos

Crédito: Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Dia das Mães representa uma oportunidade lucrativa para o comércio eletrônico, uma vez que esse período movimenta consideravelmente as vendas tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. Segundo projeções do IAV-IDV, as vendas no varejo digital devem crescer cerca de 6% em 2024, indicando um cenário promissor para os negócios online.

Lívia Gondim dos Santos, Analista de Performance da Uappi, empresa especializada em soluções tecnológicas para e-commerce, destaca que, assim como observado em anos anteriores, o mercado brasileiro aguarda um aumento significativo nas vendas impulsionadas pelo Dia das Mães.

“Especificamente no e-commerce, as perspectivas de faturamento são ainda mais promissoras”, disse. Dados da GS1 Brasil revelam que as vendas no varejo digital tiveram um crescimento expressivo no primeiro semestre de 2023, sendo o Dia das Mães um dos principais impulsionadores.

A análise da Rakuten Advertising sobre o comportamento do consumidor em 2023, revela um aumento de 25% no ticket médio das vendas online em comparação com o ano anterior. Essa tendência sugere que o ticket médio possa seguir em alta em 2024, indicando um potencial de lucro ainda maior para os varejistas. Segundo o Instituto Opinion Box, a maioria dos consumidores planeja gastar entre R$ 50 e R$ 200, preferencialmente utilizando cartão de crédito como forma de pagamento para 72% dos consumidores e o PIX para 24% dos pesquisados.

MAIS PROCURADOS

No que diz respeito aos segmentos mais procurados, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que roupas, calçados, acessórios (45,7%), seguido de perfumes (41,7%) e  cosméticos (23,1%), lideram a preferência dos consumidores, respectivamente.  Portanto, e-commerces que atuam nessas áreas têm uma oportunidade valiosa de aumentar suas margens de lucro durante o primeiro semestre de 2024, utilizando o Dia das Mães como uma data estratégica.

Para a especialista da Uappi, apesar das perspectivas de crescimento, aumentar as vendas ainda é um desafio . “O aumento da concorrência nas plataformas de mídia online é um dos principais obstáculos enfrentados pelos varejistas. É fundamental um planejamento cuidadoso em relação à verba disponível e às expectativas de resultados para garantir o sucesso das campanhas de marketing”, destacou.

Nesse contexto, estratégias como oferecer descontos em produtos específicos, criar kits de produtos para aumentar o ticket médio, e investir em parcerias com influenciadores digitais podem ser fundamentais para se destacar da concorrência. Além disso, é importante focar em construir confiança na marca, oferecendo uma experiência de compra excepcional e proporcionando ofertas atrativas, como cupons de desconto, brindes e amostras grátis.