Parobé contabiliza ao menos 600 pessoas atingidas pela cheia do Rio Paranhana

Bairros Mariana, Nova Guarujá, Paraíso, XV e Solar foram os mais atingidos pelas águas | Foto: Éder Fernando Zucolotto / Prefeitura de Parobé / CP

Na cidade de Parobé, o grande volume de chuva dos últimos dias fez o nível do Rio Paranhana subir rapidamente alagando ruas dos bairros Mariana, Nova Guarujá, Paraíso, XV e Solar. Cerca de 600 pessoas foram atingidas pela cheia do rio. Destas, 90 famílias, cerca de 200 pessoas, estão alojadas em dois abrigos montados pela prefeitura.

Desde a noite de terça-feira, parte dos moradores atingidos estão acolhidos na escola Noemy Fay dos Santos e o restante na escola Padre Afonso Kist. Os demais procuraram abrigo na casa de parentes ou amigos.

O coordenador da Defesa Civil do município, Joel Vargas, diz que nesta quarta-feira o Rio Paranhana está baixando lentamente e cerca de 50% das ruas já secaram. “Atuamos durante toda a madrugada com o auxílio da Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. Também recebemos apoio de pescadores voluntários que auxiliaram com suas embarcações.”

Conforme Joel, no período mais crítico o rio chegou a passar dos 6 metros. “Nos abrigos montados pela Administração, está sendo feita a coleta de roupas, colchões, produtos de higiene, utensílios domésticos, alimentos e produtos de limpeza. Todas as doações serão repassadas às famílias quando estas retornarem para suas residências”, disse o coordenador.