A falta de água atinge 257 mil clientes da Corsan em 25 municípios do Rio Grande do Sul. O mais recente boletim da companhia aponta 47 ocorrências de desabastecimento até o final da manhã desta quarta-feira. Vinte e duas são causadas por falta de energia elétrica e 15 em razão de alagamentos.
A região Central do estado é a mais afetada, com o abastecimento comprometido em 14 municípios e um total de 164,5 mil imóveis. São eles: Agudo, Arroio do Tigre, Candelária, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Lagoa Bonita do Sul, Nova Palma, Passa Sete, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Silveira Martins, Sobradinho e Venâncio Aires. Das 19 ocorrências, 8 são por falta de energia e outras 9 por alagamento.
A Região Nordeste é a segunda mais atingida, com falta de água em 24 mil imóveis das cidades de Cruzeiro do Sul, Encantado, Lajeado, Marques de Souza, São Sebastião do Caí e Taquari. São 5 ocorrências por alagamento e outras 5 por falta de energia. Na maior parte dos municípios afetados, as ocorrências se sobrepõem.
A Corsan alerta que, em virtude do escoamento das águas das bacias dos Rios Caí e Taquari para as regiões mais baixas, novas ocorrências poderão ser observadas nas cidades da Região do Vale dos Sinos e Metropolitana. O abastecimento poderá ser comprometido por vegetação e resíduos que obstruem as tubulações na captação, e o tratamento pode ser dificultado pela alta turbidez das águas.