O município de Forquetinha, no Vale do Taquari, está em situação de emergência devido às intensas chuvas que causaram uma enxurrada e consequente enchente no Arroio Forquetinha. As perdas materiais começam a se tornar mais evidentes com o recuo das águas, enquanto os moradores ilhados pedem por socorro.
A força das águas do Arroio Forquetinha destruiu a ponte localizada na comunidade de Bauereck na tarde de terça-feira, 30. A estrutura, erguida em 1975, ligava a ERS-424 às comunidades de Jammerthal, Picada Hermann e moradores do outro lado da margem do arroio, além da Sociedade XV de Novembro.
As outras pontes localizadas na Vila Haas, Vila Prass nas imediações do campo do Nacional FC e Vila Storck continuam submersas e com danos significativos nas cabeceiras, impedindo o acesso mesmo com a eventual queda no fluxo de águas. O município permanece isolado, tanto pela ERS 421 para quem vem do Bairro Conventos, por Lajeado, como pelo pórtico da BR-386.
As linhas de transmissão da Certel colapsaram na região da Várzea. A rede, que faz conexão com a subestação de Caudos do Vale e abastece a microrregião de Boqueirão do Leão, deve ter a energia restabelecida assim que as águas baixarem.
O acesso pelo pórtico via BR-386 continua interditado e uma grande parte da base asfáltica nas imediações da família Feil foi arrancada. A várzea continua com água acima do nível normal, subindo novamente na última hora, e a passagem não é recomendada por motivos de segurança, pois a maioria dos postes de energia elétrica caiu e os fios estão no chão.
Além dos danos materiais, as consequências das chuvas afetaram também a rotina escolar. As aulas na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Batista de Mello e de Educação Infantil Brincar Construindo foram suspensas até segunda-feira, visando à segurança dos estudantes diante da situação de emergência no município. As autoridades locais seguem monitorando a situação e trabalhando para minimizar os impactos das chuvas.