A Rádio Guaíba foi reconhecida na noite desta terça-feira com a mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores a pessoas físicas ou jurídicas, que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade. No dia em que comemora seu 67º aniversário, a Guaíba recebeu a Comenda Porto do Sol.
A solenidade foi proposta pelo vereador José Freitas, presidida pelo vereador Alvoni Medina e ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores. “É um prazer e uma alegria recebê-los em nossa casa, em um momento tão especial como é o aniversário de 67 anos da nossa Radio Guaíba”, disse Medina ao abrir a cerimônia. Em dua fala, Freitas afirmou que a Guaíba fortalece o desenvolvimento e a identidade do Rio Grande do Sul e disse que “não poderíamos deixar passar em branco o aniversário de 67 anos da rádio”.
Além dos vereadores, a cerimônia de reconhecimento contou com a presença de nomes como: o diretor presidente do Correio do Povo, Marcelo Dantas; diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti; presidente da Record RS, Gustavo Paulus; e diretor de redação do Correio do Povo, Telmo Flor.
Apresentadores da emissora, como José Aldo Pinheiro e Lasier Martins também prestigiaram a entrega, assim como autoridades políticas. A Prefeitura de Porto Alegre foi representada pelo secretário de comunicação, Luiz Otávio Prates.
O diretor da Rádio Guaíba, Claudinei Girotti, falou sobre sua satisfação de estar a frente de um veículo tão importante para a história do Estado, como é Rádio Guaíba. Ele relembrou o programa especial de aniversário que foi ao ar durante amanhã que, mesmo sendo especial, não deixou de levar as informações aos guaibeiros.
Girotti enfatizou o fato de que a emissora nunca perdeu sua essência e seu compromisso com a notícia e com a informação. “Nunca perdeu a credibilidade e a responsabilidade de levar ao povo gaúcho os acontecimentos”, afirmou. O diretor também agradeceu a todos os colaboradores e ressaltou que a Guaíba se adaptou aos novos tempos sem jamais perder sua proposta inicial: “a de ser uma voz a serviço do Rio Grande do Sul”, pontuou Girotti.
Representando todos os funcionários da rádio, o apresentador José Aldo Pinheiro lembrou da infância como ouvinte e da importância da emissora. Também tratou como uma grande emoção a responsabilidade de trabalhar na Guaíba. “Talvez para este argentino, que veio para o Brasil com um ano e dois meses, seja a maior honra de minha existência ocupar, perante vossas excelências e ouvintes, para dar vazão ao meu orgulho. Orgulho de guaibeiro”, afirmou.
Já Lasier Martins, um dos principais nomes da emissora, falou sobre seu retorno após 38 anos e sobre o importante papel da Gauíba para a história e desenvolvimento do Estado. “Nós temos muito orgulho da Rádio Guaíba e é por isso também que esta sessão congratulatória e gentil da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, homenageia os 67 anos desta emissora”, destacou.
O jornalista também relembrou uma fala citada na noite de 30 de abril de 1957, durante a fundação da Guaíba. “Não é uma emissora de luxo e de grandes montagens, disse Arlindo Pasqualini, ao lado de Breno Caldas, naquela noite memorável. Porém, mesmo singela, será uma emissora de cuidados com a moral e que jamais se prestará para vulgaridades. Essa pauta é observada até hoje”, enfatizou.