Indústria de SC é a primeira do país a reaproveitar 99,9% dos resíduos

Selo é concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil

Crédito: Divulgação

A fábrica de chocolates mais premiada do Brasil é também a mais sustentável. A catarinense Nugali Chocolates, que completou 20 anos em abril, acaba de receber o certificado de que reaproveita 99,9% dos resíduos emitidos na produção. É a primeira indústria do Brasil a alcançar um índice tão alto e a primeira empresa de Santa Catarina, considerados todos os setores. O selo é concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil, braço nacional da Aliança Internacional Lixo Zero.

Apesar de ser certificada desde 2020, a Nugali continua a aprimorar processos e produtos de maneira a reduzir o impacto ambiental. Há quatro anos, pouco mais de 98% dos resíduos já eram reaproveitados, reciclados ou compostados. De lá para cá, um conjunto de ações sustentáveis e inovadoras elevou o índice ao nível máximo.

“Nós nunca interrompemos a caça ao lixo, mesmo aquele pouco representativo no contexto geral da cadeia produtiva. Mais do que obter um certificado, nós queremos demonstrar com ações que é possível produzir um chocolate gostoso e de alta qualidade com respeito ao meio ambiente”, analisa Maitê Lang, fundadora da Nugali.

OVOS DE PÁSCOA

Numa das iniciativas recentes, a empresa transformou as cascas das amêndoas de cacau, antes consideradas um rejeito industrial, em produto para jardinagem oferecido no varejo. Rico em nitrogênio, fósforo e potássio, o material serve de potente adubo para as plantas.

Nos últimos anos, a Nugali também estendeu à linha de ovos de Páscoa as inovadoras embalagens 100% biodegradáveis, que se decompõem em menos de dois anos. A empresa foi pioneira no país no desenvolvimento de um material que substitui os plásticos de difícil reciclagem sem prejudicar os delicados chocolates.

Medidas internas também reduziram a emissão de refugos de embalagens na linha de produção e a compra de produtos em recipientes descartáveis, como os de limpeza. Nas duas lojas próprias localizadas em Pomerode (SC), a Nugali ainda eliminou as sacolas de plástico — foram trocadas por bioplástico compostável, feito com amido de milho.

Em 2022, as ações inovadoras e de sustentabilidade da Nugali tiveram o reconhecimento do Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em Santa Catarina, as ações de sustentabilidade tiveram as chancelas do Prêmio Expressão de Ecologia e do Prêmio Empresa Cidadã ESG, ambos concedidos em 2023.