O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apresentou um crescimento de 1,6% no primeiro trimestre de 2024. O dado veio abaixo das expectativas dos analistas, que esperavam um crescimento de 2,5%, e também representa uma perda de força ante o quarto trimestre do ano passado, quando a expansão chegou a 3,4%
Para o analista da Investing.com Thomas Monteiro, os números são um choque de realidade para aqueles que já contavam com a narrativa do soft-landing como algo certo. Com o esperado desaceleramento adicional no 2º trimestre devido às taxas de juros persistentemente altas, é provável que a economia dos EUA apresente crescimento atenuado ou insignificante durante o período.
“Enquanto a maioria dos economistas dizia que não havia motivo algum para o Fed mudar o rumo este ano, esses números justificam os comentários de Jerome Powell. Ou o Banco Central dos EUA intervém ou a situação poderá evoluir muito rapidamente. Lembrando que recessões tendem a acontecer muito lentamente, depois de repente”, diz Monteiro.