O controle periódico das próprias finanças é um hábito consolidado entre os consumidores com Serasa Score na classificação “Excelente”, cuja pontuação de crédito vai de 701 a 1.000 pontos. A tendência foi capturada em pesquisa inédita apresentada nesta quarta-feira, 24, na 6ª edição do Serasa Comportamento. O estudo foi realizado com 3.025 pessoas, divididas conforme a classificação: Baixa, Regular, Bom e Excelente.
Quanto mais frequentes os hábitos de controle das finanças, maior o Serasa Score: 90% dos consumidores que alcançaram a – pontuação “Excelente” mantêm vigilância sobre suas despesas, e invariavelmente levam em consideração a renda mensal, respeitando os limites de seu orçamento. Na pontuação Baixa, esse cuidado cai para 68%.
Pelo menos 9 em cada 10 dos que têm Serasa Score “Baixo” ou “Regular” já se endividaram, e ainda estão com dificuldades de pagar as contas. Já entre os de Serasa Score “Excelente”, o índice de endividamento cai para 66%, com apenas 15% endividados atualmente.
Entre os que organizam as finanças, os públicos com Serasa Score “Baixo” ou “Regular” usam preferencialmente o papel – 47% e 49%, respectivamente. Os que têm a pontuação de crédito “Excelente” fazem uso de recursos digitais no controle das finanças, como o acompanhamento online de extrato (47%), verificando a fatura do cartão (46%) e planilhas (43%).
CONTRATEMPOS
Para os que têm Serasa Score “Baixo”, as despesas inesperadas surgiram para 80% das pessoas. E 46% delas alegam ter vivido problemas ao emprestar o nome para despesas de terceiros. Entre consumidores com Serasa Score “Excelente”, 89% pagaram todas as contas em dia, mesmo 57% deles alegando ter lidado com despesas inesperadas.
Enquanto mais da metade dos que têm a pontuação “Baixa” ficaram desempregados (55%), apenas 16% dos que com o Serasa Score “Excelente” ficaram sem renda. Já 70% dos entrevistados entendem o Serasa Score como um termômetro da própria vida financeira. O mesmo percentual faz consultas à pontuação regularmente.