A Brigada Militar realiza a Operação Cerco Fechado, desde 29 de março, no Litoral Norte do Estado. A iniciativa tem foco nos municípios de Balneário Pinhal, Cidreira e Tramandaí. As ações acontecem com integração com a Polícia Civil e sob coordenação da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O objetivo é prevenir e reprimir ações delituosas e confrontos entre organizações criminosas atuantes nos municípios.
Durante as três primeiras semanas da operação, 97 pessoas foram presas em ações da BM, sendo 60 em Tramandaí, 25 em Cidreira e 12 em Pinhal. Do total das prisões, 64 foram em flagrante, dez foram em termos circunstanciados e cinco foram recapturas de foragidos.
Entre as drogas apreendidas, foram 3,79 quilos, entre maconha (1,86 quilo), crack (1,17 quilo) e cocaína (759,9 gramas). O período também registrou a apreensão de dez armas de fogo, sendo cinco em Pinhal, quatro em Cidreira e uma em Tramandaí, e 122 munições.
No rol das ações voltadas para a prevenção, a Brigada Militar abordou 3,56 mil pessoas ao longo dos dias de operação. Também foram fiscalizados 2,24 mil veículos em barreiras policiais realizadas em pontos estratégicos para o combate ao crime. A corporação ainda fiscalizou 36 estabelecimentos comerciais.
As ações da Operação Cerco Fechado seguem por tempo indeterminado no Litoral, com reforço nas ações de policiamento. Além dos efetivos locais, a Brigada Militar mobiliza equipes do Comando de Polícia de Choque (CPChq), do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e do Batalhão de Aviação da BM (BAvBM).