Com tempo bom e temperatura amena a largada dos ciclistas que se reuniram na praça Júlio Mesquita em frente à Usina do Gasômetro, foi movimentada com cerca de 800 participantes inscritos na 5° dição do evento que promove a conscientização sobre a vida e o respeito no trânsito. O encontro também é alusivo aos dias Internacional do Ciclista e Nacional da Paz no Trânsito, celebrados nos dias 15 e 21 de abril e é organizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Para o diretor presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, o passeio conscientiza a população sobre a importância do ciclismo no dia-a-dia dos gaúchos. “Todas as formas de mobilidade estão nas nossas preocupações. E isso de uma maneira simples, precisa se incorporar de uma maneira saudável na vida de todos”.
O grupo seguiu pela Avenida Presidente João Goulart e pelas avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Padre Cacique até o Pontal Shopping, onde retornaram ao ponto de partida. Mauricéia Cassol que é fonoaudióloga, participa do evento há três anos. Ela pedala nos momentos de lazer e aproveitou o sábado de sol para ir ao evento com amigos.
“Cada vez mais está crescendo o número de ciclistas, pois o pedal faz bem para a saúde mental e física. É preciso que a cidade se organize mais para proporcionar um espaço para o ciclista se sentir mais seguro. Eu amo pedalar, é uma relação de amor, me faz muito bem”.
Os alimentos arrecadados na inscrição para o evento serão doados ao Asilo Padre Cacique. A Associação de Cegos do Rio Grande do Sul também participou para possibilitar e incentivar que pessoas cegas ou com baixa visão consigam pedalar pelas ruas de Porto Alegre, com o apoio de pessoas, que fizeram o trajeto em conjunto.