Os resultados financeiros do 1º trimestre de 2024 da Netflix superaram as expectativas, seguido por uma queda no preço das ações, que serviu como um severo aviso para as empresas que divulgam seus balanços nessa temporada. A Netflix anunciou um lucro líquido de US$ 2,33 bilhões no primeiro trimestre, um crescimento de 79,2% sobre o resultado apresentado um ano antes. O lucro por ação subiu de US$ 2,88 para US$ 5,28, enquanto a receita subiu 14,8%, para US$ 9,37 bilhões, resultado pelo crescimento do número de clientes e dos preços praticados.
“Diante do pano de fundo de taxas de juros mais altas por mais tempo, pode não ser suficiente apresentar um sólido desempenho no primeiro trimestre. As empresas precisam urgentemente convencer os investidores de que suas margens e fluxos de caixa podem resistir à tempestade de um 2º trimestre mais difícil”, comenta Thomas Monteiro, da plataforma Investing.com.
Esse cenário, segundo ele, é desafiador para empresas, que ainda dependem dos anúncios para entregar crescimento contínuo. “Essas empresas provavelmente precisarão recorrer a medidas de corte de custos para manter a estabilidade” comenta.
O balanço parece não deixar dúvidas de que a estratégia da Netflix de localizar a produção de conteúdo – bem como a repressão às senhas – está resultando de forma expressiva tanto nas margens quanto no crescimento de assinantes. “A recuperação da empresa, que começou em 2022, certamente atingiu um ponto sólido e deve continuar levando a um crescimento estável no futuro. Os acionistas da Netflix não devem reagir precipitadamente à reação atual do mercado, pois ela é certamente mais macroeconômica em sua natureza do que interna à empresa”, diz Monteiro.
Entretanto, alguns analistas entendem que a empresa está se beneficiando das correções da gestão feitas, que já impactaram os últimos trimestres e continuam surtindo efeito. “Acredito que, vão surtir efeito ainda nos trimestres seguintes. Porque, definitivamente, a Netflix está se descolando dos seus concorrentes, e conseguindo de uma vez por todas se posicionar como um negócio estável, sólido e longevo”, diz Bruno Corano, da Corano Capital.
“Eu vejo o futuro da Netflix muito positivo nesse mercado de streaming que também tem tudo para continuar crescendo, em que a Netflix é o principal player neste momento”, comenta Corano.