Portos RS inova com tecnologias de gestão portuária

Implementações tecnológicaenvolve portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande

Crédito: Divulgação

A Portos RS, administradora dos portos de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, está redefinindo as fronteiras da inovação em logística portuária na América Latina. Entre as inovações, estão a implementação de tecnologias internacionais para a melhoria da gestão portuária, o monitoramento das águas e do tráfego marítimo e parcerias com universidades e startups.

As tecnologias estratégicas – como o sistema Vessel Traffic Services (VTS), o monitoramento das profundidades marítimas em colaboração com a startup israelense DockTech e a plataforma de gerenciamento de riscos PortRisk da RightShip – são pilares deste avanço. “Nosso planejamento estratégico é fundamentado em investimentos contínuos em tecnologia, essenciais para melhorar a competitividade e a eficácia de nossas operações”, afirmou o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger.

SISTEMA

O VTS permite o monitoramento em tempo real dos navios no Complexo Portuário de Rio Grande, melhorando significativamente a gestão e a segurança do tráfego marítimo. O sistema não apenas otimiza as operações portuárias, como também fornece acesso às informações via site da Portos RS, aumentando a transparência e democratizando o acesso à comunidade portuária. O sistema iniciou a operação em março deste ano.

Outra parceria importante é com a RightShip para implementação do PortRisk, uma plataforma digital com enfoque em meio ambiente, social e governança (ESG), reconhecida mundialmente pela sua liderança em soluções marítimas. O PortRisk é uma solução abrangente de gerenciamento de risco que facilita a gestão ativa e proativa de riscos para os navios que acessam a zona portuária.

“Quando nos referimos à nossa aspiração de ser uma referência na gestão do complexo portuário e de nos estabelecer como um hub no Cone Sul, percebemos o quão vital é nosso papel em conectar pessoas como autoridade portuária. Ao facilitar a interação entre os diversos agentes, como operadores de carga e terminais, e todos os stakeholders envolvidos em nosso processo, é fundamental que contemos com inovações tecnológicas robustas que nos auxiliem a trilhar este caminho com precisão e eficácia”, finalizou o presidente da Portos RS.