Hospital de campanha em Canoas deve iniciar atendimentos em 30 dias

Iniciativa faz parte de um conjunto de medidas de combate a dengue

Foto: Gustavo Garbino/Prefeitura Municipal de Canoas
Em meio a alta de casos de dengue no município, a prefeitura de Canoas prevê que o hospital de campanha, ao lado da Unidade Básica de Saúde Boqueirão, no bairro Guajuviras, esteja atendendo pacientes em até 30 dias. Conforme a secretária adjunta de saúde do município, Caroline Schirmer, a medida, com duração de três meses, vai envolver cerca de 40 profissionais.
“A gente tem uma estrutura que vai ser semelhante ali e consultórios médicos. A equipe a gente está prevendo, envolvendo todos os profissionais, em torno de 40 profissionais, 50 profissionais”
Conforme a secretária adjunta, o aumento na procura pela rede de saúde se deve ao aumento dos casos de dengue em Canoas, mas Caroline já projeta o crescimento de casos de síndromes respiratórias.
“Hoje nós temos no município 2.300 casos de dengue. Esse é um número que nunca tinha sido visto na história do município, como a gente está acompanhando e não só aqui, mas o Brasil também está vivenciando. Obviamente os sintomas respiratórios já começam a aparecer e a estar ali, principalmente nas portas de entrada. É importante lembrar a população que já tem a vacina da influenza disponível, e realmente ainda está baixo [da expectativa de vacinação]”, citou.

A prefeitura também anunciou outras cinco medidas de combate à dengue:

1. Ampliação da equipe médica nas unidades de saúde Guajuviras, CAIC e Estância Velha, com dois médicos a mais em cada;
2. Atendimento especializado e exclusivo para pessoas com mais de 60 anos com sintomas de dengue na UPA do Idoso, das 7h às 19h;
3. Compra de 40 mil testes rápidos e retomada da Central de Testagem junto à Estação Canoas;
4. Intensificação das ações diárias dos agentes de endemias e contratação de 15 novos profissionais;
5. Inauguração da UPA Niterói até o final de abril, com funcionamento das 7h às 23h.