Dois dos três estados do Sul têm alta na busca por crédito em fevereiro, diz Serasa Experian

No Rio Grande do Sul aumento foi de 3,0%

Foto: José Cruz / Agência Brasil

Em fevereiro, de acordo com o Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, duas das três Unidades Federativas (UFs) do Sul apresentaram alta na busca pelo recurso financeiro. O destaque ficou com o Rio Grande do Sul, que registrou crescimento de 3,0%, à frente de Santa Catarina, com 2,2%. No cenário nacional, fevereiro marcou queda de 0,2% na busca dos brasileiros por recursos financeiros. Esta foi a menor redução do índice no período de 12 meses, aproximando-se da estabilidade.

“Como previsto, estamos observando os impactos graduais da diminuição da taxa básica de juros e da inflação, porém, ainda serão necessários alguns meses até que alcancemos resultados favoráveis. Neste momento, é importante que os consumidores interessados em adquirir crédito estejam conscientes da importância do planejamento financeiro”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Na visão por renda pessoal mensal dos consumidores, aqueles que embolsam mais de R$10.000 tiveram a maior queda (-2,0%), enquanto os que ganham até R$ 500 permaneceram sem variações. Ainda segundo o levantamento, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, a maioria registrou alta em fevereiro em comparação ao ano anterior, com destaque para Alagoas (11,7%), Amapá (9,8%) e Sergipe (8,0%). Oito estados apresentaram queda no período.