BC divulga daqui a pouco relatório com expectativas do mercado financeiro

Para o IPCA de março, mercado projeta recuo mensal para 0,25%

Crédito: Freepik

Daqui a pouco, o Banco Central divulga a segunda edição de abril do relatório Focus com a projeção dos analistas para a inflação de 2024, assim como a expectativa para Produto Interno Bruto (PIB). Na verdade, será a primeira avaliação de analistas sobre as estimativas macroeconômicas brasileiras de abril, véspera da divulgação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em fevereiro, o indicador subiu 0,83% vindo de um aumento de 0,42% em janeiro na base mensal. Com redução do preço dos alimentos é alta mensal de 0,25% em março, passando para um acumulado em 12 meses de 4,01%, vindo de 4,5% em fevereiro. No Focus da semana passado, os analistas das instituições financeiras mantiveram a estimativa estável em 3,75% da inflação para 2024.

Com isso, a estimativa dos analistas para a inflação de 2024 se mantém abaixo do teto da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que definiu um indicador de 3% neste ano, e será considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre 1,5% e 4,5% neste ano. Já para o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2024, os analistas de mercado elevaram a projeção de crescimento deste ano – de 1,85% para 1,89%. Foi a oitava alta seguida no indicador.