Troca de gestão em Hospital em Cachoeirinha não afeta atendimentos; em Porto Alegre, superlotação segue sendo registrada

Pelo menos 8 pacientes já foram transferidos de Porto Alegre para outras cidades

Foto: Hospital Padre Jeremias / Divulgação

A troca da gestão no Hospital Padre Jeremias, em Cachoeirinha, aconteceu nesta segunda-feira e não afetou os atendimentos. A administradora do Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul assumiu a administração em substituição a Fundação Universitária de Cardiologia.

Conforme o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado (Sindisaúde-RS), Arlindo Ritter, ao menos três sindicatos acompanharam o processo de transição que se deu de forma tranquila, ainda durante a madrugada.

“A meia-noite então os trabalhadores bateram o ponto nos relógios do Cardiologia e assinaram a continuidade do ponto no Ana Nery, que acabou repassando aos trabalhadores. Então era exatamente o que se imaginava neste processo, que deveria ter acontecido lá em Alvorada e que não aconteceu, mas parece que rapidamente todo mundo aprendeu como é que tinha que se fazer de forma correta”, citou.

Na segunda-feira passada, em Alvorada, os antigos funcionários protestaram em frente ao hospital após não receberem as verbas rescisórias, impasse que também ocorre em Cachoeirinha. Os serviços de saúde foram assumidos pela Associação Beneficente João Paulo II, com equipe própria, e somente casos de urgência e emergência foram atendidos em razão da mudança conturbada.
Porto Alegre

Na capital, a emergência adulto do Hospital de Clínicas atende 239,29% da capacidade, enquanto o setor nos Prontos-Atendimentos Bom Jesus e Cruzeiro do Sul registra 300% e 344 de lotação, respectivamente.

Uma das medidas adotadas para aliviar a rede de saúde de Porto Alegre é a transferência de pacientes. Até o momento, dos 31 internados já cadastrados, oito já deixaram Porto Alegre e seis aguardam o deslocamento (quatro para Guaíba e dois para Gravataí), já autorizado.

Já deixaram Porto Alegre:

  • 2 pacientes UPA Zona Norte – Osório (2 pacientes)
  • 1 paciente São Lucas – Guaíba
  • 1 paciente São Lucas – São Jerônimo
  • 1 paciente São Lucas – Montenegro
  • 1 paciente Santa Casa – Guaíba
  • 1 paciente Nossa Senhora da Conceição – Alvorada
  • 1 paciente Cardiologia – Caxias do Sul