Semana tem a divulgação do IPCA de março no Brasil

Projeção é que indicador de março tenha uma variação entre 0,25% e 0,30%

Crédito: Freepik

A semana econômica brasileira será marcada pela divulgação do IPCA no Brasil, divulgado na quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto no cenário internacional serão divulgados dados da última reunião do Federal Open Market Committee (FOMC) do Federal Reserve sobre juros na economia norte-americana, na China e de juros na Europa. No terreno corporativo, conforme especialistas da plataforma investing.com, estão previstos resultados de companhias norte-americanas. Analistas do mercado financeiro projetam que o indicador de inflação deva variar entre 0,25% e 0,30%.

A semana começa com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) apresentando os dados semanais do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) trará os números da produção e venda de veículos de março. Aliás, a seccional do Rio Grande do Sul também reúne a imprensa para a divulgação de dados regionalizados. Já a Confederação Nacional de Indústria (CNI) divulgará os indicadores industriais e a Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) os dados semanais da balança comercial.

Na terça-feira, 9, será a vez dos dados semanais da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) para o Índice de Preços ao Consumidor (IPC). A FGV trará o Índice Geral de Preços (IGP-M) na 1ª prévia de abril, e os dados de inflação nas capitais. Já o Banco Central divulga o Relatório Focus e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começa a primeira de suas divulgações com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) com dados regionais referente ao mês de fevereiro. Já a CNI traz seu índice de confiança do empresário industrial – ICEI de abril.

Na quinta, o IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) de fevereiro, com projeção de alta de 0,4% na comparação mensal.  No mesmo dia, o BC libera o Índice de Commodities Brasil e os dados semanais do Fluxo Cambial. No dia seguinte, o IBGE encerra suas divulgações na semana com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMC) de fevereiro, com uma expectativa de crescimento de 0,3%. No cenário internacional tem a divulgação do relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep+), o que pode impactar o preço do barril de petróleo, que vem sendo praticado acima dos US$ 90.