Especialista apresenta cinco tendências para o varejo

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No varejo, a tecnologia está em quase tudo. Dos e-commerces e dos sistemas de pagamento às plataformas de gestão de estoque e logística, passando pelo CRM e pelas estratégias de marketing, praticamente todos os processos em uma empresa varejista já envolvem a tecnologia em alguma medida. Na opinião do fundador e CEO do Grupo Cherto, Marcelo Cherto, uma das principais referências brasileiras no desenvolvimento de negócios de varejo, a atualização tecnológica deixou de ser uma necessidade futura.

“O que se esperava que fosse acontecer no futuro é, cada vez mais, uma realidade do presente. O futuro chegou com tudo. A influência da tecnologia sobre os negócios de varejo já agora em 2024 e nos próximos anos será cada vez mais profunda e deve gerar muitas inovações em termos de eficiência operacional, marketing e experiência do consumidor”, diz Cherto.

“Sistemas de inteligência artificial e modelos baseados em aprendizado de máquina, antes ao alcance apenas de poucas empresas de grandíssimo porte, hoje já são utilizados por pequenas empresas para facilitar análises preditivas que permitem antecipar as necessidades dos clientes. O varejo está vivendo tempos interessantes, e tudo indica que o tédio não deverá nos atingir nos próximos anos.”

Confira cinco tendências que devem nortear o segmento varejista no Brasil e no mundo:

Compras “figitais” se tornam mais corriqueiras
O estudo 2024 Consumer Research, da Salsify, indicou que 54% dos consumidores usam os smartphones para pesquisar produtos e preços, e um a cada quatro (23%) costuma concluir nos corredores de lojas físicas as compras iniciadas online.

Crescem as compras na madrugada
Conforme o estudo, comportamentos incomuns se tornam – curiosamente – mais comuns. Entre os membros da Geração Z, Millennials e Geração X, 11% já compraram sob a influência de álcool. Também cresce o contingente de compradores noturnos – 21% costumam comprar online após a meia-noite.

Pequenas e médias empresas se tornarão globais
Conforme afirmou ao portal AllBusiness.com o chefe de pequenas empresas da Visa Commercial Solutions, Matt Baker, pequenas e médias empresas começarão a se tornar globais, uma vez que sua preocupação migrou da concorrência local para a economia digital e mundial.

Geração Alfa se tornará um grande desafio
A Geração Alfa assumirá o controle. Nascidos após 2010, esses indivíduos nem sequer têm capacidade financeira, mas mantêm crescente influência nas decisões de suas famílias. Diferentes de todas as gerações anteriores, os jovens Alfa exigem que as marcas busquem formas de entendê-los, atendê-los e fidelizá-los.

Será possível experimentar roupas e outros itens virtualmente
Aprimorado por IA e insights de dados, o comércio eletrônico está se tornando mais inteligente. Em breve, prevê um estudo da Euromonitor International, será possível experimentar roupas virtualmente, diante de espelhos com realidade aumentada, que mostrarão o caimento das peças no corpo.