Mosaic Fertilizantes e SulGesso Agro firmam parceria

A catarinense SulGesso Agro, empresa das Organizações SulGesso SA, com mais de duas décadas de atuação no agronegócio, e a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores empresas em produção e comercialização de fosfato e potássio combinados, firmaram uma parceria comercial para a distribuição de gesso agrícola no sul do Brasil. A partir do dia 1 de maio, a SulGesso Agro torna-se a nova distribuidora exclusiva de gesso agrícola para os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Essa parceria representa um marco significativo em nossa trajetória, demonstrando um comprometimento contínuo com a excelência e a qualidade dos produtos que levamos ao campo”, destaca o presidente da SulGesso SA, Manoel Ferreira.

Com sede em Imbituba, no litoral catarinense, a SulGesso Agro é uma empresa reconhecida no setor, criada com a finalidade de oferecer ao mercado matérias-primas de qualidade diferenciada, através do desenvolvimento de atividades de comercialização de sulfato de cálcio (gesso agrícola).

“Trabalhar com o fosfogesso, ou gesso agrícola como é mais conhecido, está no nosso DNA. E a parceria com a Mosaic Fertilizantes certamente significa um novo momento no mercado de insumos para correção e condicionamentos de solos no sul do Brasil”, completa Ferreira. Para essa operação, a SulGesso Agro estabeleceu escritório na cidade de Cajati/SP.

Gesso agrícola: atua diretamente na construção de perfil de solo

O gesso agrícola produzido pela Mosaic Fertilizantes é originado durante a rota de produção do ácido fosfórico, a partir da reação da rocha fosfática de alta pureza com o ácido sulfúrico. O ácido fosfórico, além de ser utilizado para aplicações industriais, é matéria-prima principal para a produção de fertilizantes fosfatados de alta concentração e produção de fosfato para a nutrição animal, amplamente utilizados na nutrição de safras e na suplementação mineral.

Atuando diretamente na construção do perfil dos solos de forma a complementar a nutrição das culturas agrícolas com nutrientes fundamentais, o gesso agrícola é um condicionador de solos e um fertilizante mineral simples.

Sua aplicação reduz a incidência de elementos indesejáveis ao metabolismo vegetal, especialmente o alumínio presente nas camadas subsuperficiais do solo, e fornece nutrientes como cálcio e enxofre, que contribuem com o desenvolvimento das lavouras gerando melhora do equilíbrio nutricional promovendo o desenvolvimento de raízes mais profundas e volumosas para melhorar o aproveitamento da água e nutrientes presentes no solo.