Vendas de Páscoa no varejo tiveram queda de 5%, diz Cielo

Supermercados e Hipermercados, por exemplo, tiveram queda de 3,9% no faturamento

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasl

As vendas no Varejo durante a Páscoa caíram 5,0% em comparação com o feriado em 2023. Os dados são do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que comparou vendas realizadas entre os dias 25 e 31 de março de 2024 com os dias 3 a 9 de abril do ano passado. O setor de Supermercados e Hipermercados, por exemplo, teve queda de 3,9% no faturamento.

De acordo com o vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo, Carlos Alves, a comemoração da data no fim do mês pode ter colaborado para o resultado negativo do Varejo. “No ano passado, a Páscoa caiu no início do mês, período em que o comércio está mais aquecido por causa dos depósitos dos salários”, afirma.

Mesmo assim, a Páscoa este ano teve um destaque: o setor de chocolaterias cresceu 3,8%. Os estabelecimentos localizados em shoppings tiveram alta de 4,0% no faturamento, enquanto as chocolaterias de rua cresceram 3,7%.

REGIÕES

Todas as regiões brasileiras apresentaram retração em relação ao ano passado: Nordeste (-3,5%), Norte (-3,9%), Sudeste (-5,5%), Sul (-5,9%) e Centro-Oeste (-8,5%).  Em relação aos estados, as maiores retrações foram no Paraná (-8,8%) e em Goiás (-8,5%). As menores retrações foram no Ceará (-2,1%) e Rio de Janeiro (-2,5%). Nenhum estado teve alta no faturamento em relação a 2023.