Banco Central eleva para 1,9% previsão de crescimento do PIB em 2024

No ano passado a economia cresceu 2,9% no ano passado, graças ao desempenho do agronegócio

Crédito: Freepik

O Banco Central elevou de 1,7% para 1,9% sua estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A informação consta do relatório de inflação do primeiro trimestre, divulgado pela autoridade monetaria nesta quinta-feira, 28. O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

Conforme o documento, a revisão moderada reflete, principalmente, “dinamismo levemente maior que o esperado da economia no início do ano, como sugerem os indicadores disponíveis”. O aumento na projeção acontece depois que a economia brasileira cresceu 2,9% no ano passado, graças ao desempenho do agronegócio, e acima acima do esperado pelo mercado financeiro.

A projeção do BC para este ano passou a ficar um pouco acima da expectativa do mercado, que projeta alta de 1,85% para o PIB em 2024. Já para a inflação, o documento do BC aponta para um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 3,5% para 2024. Lembrando que a meta de inflação deste ano é de 3%, e será considerada cumprida se oscilar entre 1,5% e 4,5%.

Segundo a instituição, a probabilidade estimada de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância da meta de inflação deste ano, que é de 4,5%, é de 19%. Já para o ano de 2025, a estimativa de inflação do Banco Central subiu permaneceu em 3,2%. Para aquele ano, a meta de inflação é de 3%, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.