O primeiro leilão de transmissão do ano, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está marcado para esta quinta-feira, 28, com 15 lotes em licitação e investimento total previsto de mais de R$ 18 bilhões. Esses projetos estão localizados em 14 estados das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. A disputa acontece na sede da B3, em São Paulo.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a infraestrutura tem o objetivo de expansão da rede básica a fim de fazer frente à expectativa de contratação de elevados montantes de energia provenientes de empreendimentos de geração renovável, com destaque para as usinas eólicas e solares. Em dezembro passado, a agência também realizou um leilão deste tipo, com investimento previsto de R$ 19,7 bilhões.
No leilão desta quinta, terão que ser construídos pelos vencedores mais 6.464 quilômetros em linhas de transmissão novas e seccionamentos e de 9.200 mega-volt-ampères (MVA) em capacidade de transformação. A Aneel estima a criação de 34,9 mil empregos diretos na construção dos 69 empreendimentos.