Fevereiro é registra o 15º mês seguido com reajuste acima da inflação, aponta Fipe

No RS foram 93 acordos com uma média de 1,2% de reajuste real no primeiro bimestre deste ano

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

O reajuste mediano de salários, resultado das negociações coletivas em fevereiro chegou a 5%. É o que revela o boletim Salariômetro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o que reflete um percentual de 3,8% acima do INPC no mesmo período e o 15º mês em que os trabalhadores alcançaram reajustes reais, o que não era verificado desde julho de 2018.

No ano de 2024, segundo a Fipe, 89,1% das negociações resultaram em reajustes salariais acima do INPC e um terço ficaram na faixa entre três e quatro pontos acima do Índice. Segundo a instituição, o INPC previsto para os próximos 12 meses está abaixo dos 4%, indicando terrreno possível para a continuidade de novos reajustes com ganhos reais. A prévia do mês destaca um reajuste mediano de 5,5% nas negociações e 94,4% dos acordos com ganhos acima do INPC.

Entre as regiões, o Sudeste registrou o maior ganho real (3,18%), seguido do Norte (1,79%). Centro-Oeste e Nordeste tiveram reajuste real de 1,29% e o Sul teve ganho de 1,20% no período. No Rio Grande do Sul foram 93 acordos com uma média de 1,2% de reajuste real no primeiro bimestre deste ano.

O maior destaque foi para a Construção Civil, que teve 3,2% de reajuste mediano. Em seguida aparecem a Agropecuária (2,2%) e Serviços (2,2%) — Comércio e Indústria, ambos com 1,3%, concederam os menores reajustes. Conforme a pesquisa, o piso mediano do salário em fevereiro ficou em R$ 1.488,00, 5,4% acima do salário mínimo.