A indústria de tintas brasileira registrou um aumento de 3,4% nas vendas em 2023, o equivalente a 1,87 bilhão de litros comercializados, o segundo melhor desempenho da história e apenas 0,4% abaixo do recorde anterior de 2021. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com informações de 36 fabricantes e que representam mais de 80% da produção do Brasil. Para 2024, a associação prevê um crescimento de 2% a 2,5%.
O aumento foi resultado do aumento de vendas das tintas imobiliárias, que registraram um crescimento de 3,6% no volume vendido na comparação anual. Destaque ainda para tintas industriais com alta de 3,2%. Pelos dados da associação, quase todos os subsegmentos das tintas industriais cresceram 3% ou mais, com exceção das tintas destinadas a autopeças e peças plásticas, que foram impactadas pelo momento desfavorável do setor automotivo.
A expectativa é que, em função das eleições, ocorram maiores investimentos em infraestrutura em conjunto com a aceleração de obras públicas, fatores que podem favorecer o aumento das vendas de tintas. Segundo a Abrafati, na Região Sul o avanço foi de 4,5% em 2023, totalizando um volume de 222 milhões de litros e representando 15,8% das vendas totais.