IPCA-15 e CAGED serão foco de semana econômica com feriado

No cenário internacional, o foco na última leitura do PIB dos EUA

Crédito: Freepik

A semana que inicia será mais curta no Brasil com feriado na Sexta-Feira Santa, dia 29, mas não menos impactante com a divulgação das atas das reuniões que definiram juros no Brasil, além da prévia da inflação com o IPCA-15, e dados do mercado de trabalho brasileiro contidos no Caged.

No cenário internacional também terá a divulgação do indicador de preços preferido do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos), assim como a ata da última reunião que optou pela manutenção da taxa no intervalo de 5,25-5,50%, com possibilidade de três cortes de 0,25 ponto percentual ainda em 2024.

No Brasil estão previstas a liberação das estatísticas do setor externo pelo Banco Central na segunda-feira, 25, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) de março e a sondagem da construção. Os dados semanais do Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) também serão apresentados pela FGV. A Secretaria de Comércio Exterior traz os dados semanais da balança comercial.

Na terça-feira, 26, será divulgada a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que reduziu em 0,50 ponto percentual a taxa de juros para 10,75%, assim como estatísticas monetárias e de crédito e dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do Índice de Preços ao Consumidor Amplo de meio de mês (IPCA-15) de março. A sinalização do mercado é de um aumento variando entre 0,30% e 0,35%.

Enquanto isso, a quarta-feira, 27, será de estatísticas fiscais do BC, a quinta-feira, 28, o Banco Central divulga seu Relatório Trimestral de Inflação (RTI) e está marca reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), além de serem liberados os dados de geração de emprego e taxa de desemprego. A sinalização do mercado é de que sejam criadas 200 mil novas vagas.

A FGV trará o IGP-M que é estimado com queda de 0,42%, além da sondagem de serviços e do comércio, todos relativos ao mês de março. Durante a semana, o Tesouro apresentará o resultado primário do Governo Central, com expectativa do Bradesco de queda de R$ 60 bilhões.

AMBIENTE EXTERNO

No cenário internacional, o foco estará na divulgação da terceira e última leitura do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no quarto trimestre do ano passado, assim como o Índice de Preços PCE do período. Os indicadores saem na quinta, assim como inflação ao consumidor, taxa de desemprego e produção industrial japonesa. Na sexta-feira, 29, dia de feriado, o mercado americano conhece a balança comercial de bens e o PCE referente ao mês de fevereiro, enquanto no sábado, dados de PMIs da China estarão no radar dos investidores.

A temporada de balanços de empresas brasileiras listadas na B3 continua. Os destaques da semana são Casas Bahia, Minerva e Light nesta segunda-feira; JBS na terça-feira; Marfrig e Oi na quarta-feira; e as aéreas Azul e Gol, além de IRB na quinta-feira.