Tecnologias e práticas para o manejo dos ovinos são destaques na parcela Pecuária Familiar da Expoagro Afubra

A parcela da Pecuária Familiar na Casa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra trouxe para o espaço um lote de ovinos de raças diversas, principalmente da raça mista Corriedale, para demonstração dos animais com foco no manejo geral, que compreende a parte sanitária, de instalações e reprodutiva.

“Enfatizamos as boas práticas de manejo do rebanho ovino, baseado em um calendário anual, buscando uma melhor qualidade e eficiência nas criações dentro das propriedades rurais, sempre na busca de melhor produtividade e otimização de área, agregando e diversificando as atividades produtivas”, explica o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Bruno Flores.

Na parte reprodutiva, o foco deste ano é a demonstração do uso de um colete marcador de identificação de coberturas em ovelhas, que é uma técnica para o controle dos acasalamentos por monta natural, a identificação das ovelhas em cio, e consequentemente a seleção dos animais.

Já na parte de instalações, os visitantes conhecem uma mangueira circular tipo relógio, tecnologia que permite a uma pessoa sozinha fazer o manejo, com brete adaptado para inseminação e um apartador, além de uma mesa que facilita imobilizar o animal para o manejo.

Flores ressalta ainda que como este ano foi muito quente e com muita chuva, houve grande incidência de verminose nos animais. Por isso, na questão sanitária os extensionistas orientam sobre o controle de doenças, especialmente as verminoses, direcionando para um exame correto para detectar o tipo de verme e tentar combatê-lo.

Esclarecem ainda a respeito do melhoramento e implantação de pastagens perenes e sobre a diversidade de raças e suas finalidades – carne, lã, mista – agregando também a parte de defesa sanitária animal, com a distribuição de material informativo sobre gripe aviária e dengue.