Programação da Fenasul Expoleite começa a ser planejada

Em reunião realizada nesta quinta-feira (21), na sede da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), representantes das entidades promotoras e co-promotoras do evento detalharam a organização da Fenasul Expoleite. A feira ocorre de 15 a 19 de maio no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Na ocasião, as entidades apresentaram suas propostas de programação e uso dos espaços nos pavilhões do parque. Algumas programações estão confirmadas como os julgamentos e concursos leiteiros das raças de gado de leite, Multifeira da Prefeitura de Esteio, provas de equinos, como uma das classificatórias ao Freio de Ouro e o rodeio da Fenasul, exposição de animais, seminários, entre outros eventos.

Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, é importante o comprometimento das entidades realizadoras em fazer cada vez mais o evento evoluir. “Quando vemos tantas entidades reunidas em um debate bom, no sentido de construir uma Fenasul Expoleite cada vez maior, a gente fica alegre. Eu acho que estamos no caminho e as entidades cada vez mais entenderam que esta feira é a grande feira do outono e é sim o momento de nós mostrarmos o agro e a sua grandiosidade”, salientou..

Já o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Giovani Feltes, disse que a expectativa é de um crescimento do evento para este ano. “A expectativa é que isso ocorra e pelo que há de sinalização exatamente e comprometimento de todos aqueles que são promotores do evento como um todo, com certeza vai ser bem maior e mais atrativa. Essa reunião nos permitiu, de forma geral, aparar eventualmente sombreamentos de responsabilidade para lá e para cá. Cada um assumiu as suas responsabilidades”, observou.

Participaram do encontro, além de representantes da Gadolando e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), também da Prefeitura de Esteio, Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Fetag), Associação Gaúcha dos Criadores de Búfalos (Ascribu) e Federação Gaúcha de Laço.

O lançamento oficial da Fenasul, que chega à 18ª edição, e da Expoleite, na 45ª edição, será realizado em café da manhã no próximo dia 4 de abril, às 9h, na sede da Secretaria da Agricultura, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre.