Suspeitos de montagem envolvendo alunas vão ter consequências, diz colégio particular em Porto Alegre

Diretoria enviou comunicado a famílias após 16 alunas serem vítimas de montagens com inteligência artificial

Um comunicado interno garantiu punição disciplinar aos responsáveis por vídeos falsos envolvendo alunas de um tradicional colégio na zona Norte de Porto Alegre. A nota, assinada pela diretoria da instituição particular, foi enviada a famílias de estudantes. O caso soma 16 vítimas e seis suspeitos, todos matriculados na escola.

No texto, a direção pontua que um grupo de alunos é investigado pela criação e distribuição de montagens com conteúdo pornográfico. Eles teriam utilizado dispositivos de inteligência artificial para simular imagens de colegas nuas.

A mensagem institucional também destaca que a situação foi revelada por alunas à equipe pedagógica, que acionou o 11º BPM, na segunda-feira. Conforme a diretoria, os estudantes envolvidos foram ouvidos na escola, sendo que parte do grupo prestou depoimento no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), acompanhado por familiares e representantes do colégio.

De acordo com a direção, serão aplicadas consequências para os responsáveis, de acordo com os diferentes níveis de envolvimento de cada um. Ao fim da investigação policial, diz o texto, as medidas disciplinares poderão sofrer alterações.

“Condenamos veementemente a produção, o compartilhamento, o armazenamento de conteúdos de cunho sexual ou de exposição de terceiros de qualquer natureza em ambiente virtual, considerando tais atos como uma forma grave de violência e violação da dignidade das vítimas”, destaca um trecho.

A gestão ainda alerta sobre a importância de educar estudantes e famílias sobre as implicações legais e sociais do uso da tecnologia, especialmente ferramentas como a inteligência artificial. Por fim, fica determinado que vão ser organizadas atividades educativas, focadas na conscientização sobre os direitos, deveres e as consequências associadas à utilização inadequada dos recursos virtuais.