Entre os dias 20 e 22, Porto Alegre espera receber 24 mil visitantes para participar do South Summit. Com as possibilidades que o evento internacional de empreendedorismo e inovação traz à cidade, bares e restaurantes da capital estão se organizando para receber o público. Shows, cortesias, descontos, cardápios especiais e ampliação do horário de atendimento são algumas ações criadas pelos estabelecimentos que estão focados em receber os turistas.
João Melo, presidente da Associação de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel no RS), acredita que o setor será impactado pela movimentação, sendo a possibilidade de incrementar o faturamento para quem apresentar diferenciais na recepção do público. “Horário estendido e pratos especiais para quem participa do evento, brinde para quem apresenta credencial. São essas formas que os locais podem aproveitar a alta do turismo. Ter membros da equipe que falam outro idioma e o foco nas redes sociais também ajudam para atrair os visitantes”, explica Melo.
Pedro Venzon, proprietário do Wills Bar, acredita que o evento deve aumentar seu faturamento em 20%. Localizado ao lado do South Summit, no Cais Embarcadero, o estabelecimento se estruturou para a terceira edição do evento na capital colocando duas funcionárias que falam inglês e espanhol para atender os turistas e promovendo mudanças para atender com agilidade os participantes do evento. O local também terá música ao vivo, promoção no almoço e entrega de brindes
“Eu adaptei o restaurante para receber o evento. No ano passado o desempenho foi bom, mas hoje estamos mais maduros para fazer essa operação. Corrigimos o tempo de espera dos pratos e bebidas, porque as pessoas têm horário das palestras para seguir. Nosso foco é servir boa gastronomia e qualidade nos drinks, em curto espaço de tempo, para não prejudicar a programação dos turistas”, explica Pedro Venzon.