Instituto Hélice lança quarta edição do relatório Insights

Publicação retrata atividades realizadas pela instituição

Crédito: Luis Bisol

A quarta edição do Hélice Insights, relatório anual do Instituto Hélice, já está disponível para download gratuito. São mais de 60 páginas dedicadas a mostrar as ações realizadas no fomento ao ecossistema de inovação de toda a Serra Gaúcha. O relato traz a história do Hélice, com os principais pontos de seus cinco anos de atuação, além dos números alcançados em 2023 e sugestões de conteúdo extra para o leitor. 

A mensuração de retorno à rede de associados feita pelo Hélice aponta um benefício de R$ 1,5 milhão para as 22 empresas que fazem parte. Todas elas receberam um diagnóstico de maturidade em inovação e estratégias para avançar. A cada seis meses, esse índice foi acompanhado. Além disso, recebem incentivos para participação em eventos e formações, tendo no Instituto um intermediador para a inovação aberta – conexão com startups ou empresas de base tecnológica para solucionar problemas internos.  

Lançado em 2018, por meio das empresas Florense, Marcopolo, Randoncorp e Soprano, o Instituto Hélice é sem fins lucrativos e trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação na Serra Gaúcha. São três objetivos norteadores: gerar um ecossistema inovador; incentivar a cultura e a educação para a inovação e atrair e reter talentos empreendedores. O relatório Insights, lançado nos últimos três anos, ajuda a dar visibilidade a todo esse trabalho.  

Conforme Salissa Paes, diretora executiva do Hélice, esta edição é especial por trazer um resgate histórico que dá voz às empresas fundadoras. “Recapitular esses anos nos mostra o avanço e o impacto das ações feitas na Serra Gaúcha. Temos ainda um capítulo focado em nosso olhar para o futuro e como estamos nos preparando para alcançar novos objetivos, bem como a construção da nossa sede física que, certamente, irá trazer ainda mais benefícios para todo o ecossistema. Outro diferencial é uma seção exclusiva com a mensuração dos resultados de nossas ações, onde, de forma clara e transparente, mostramos o impacto de tudo que estamos fazendo”, explica.  

Os números informam dados como mais de 50 mil colaboradores impactados pelas ações do Hélice em 2023; mais de 150 soluções inovadoras buscadas no mercado e apresentadas para as empresas associadas; mais de 70 provas de conceito feitas pelas associadas e mais de 70 ações com o ecossistema de inovação, dentre outros.  É possível fazer download pelo link https://bit.ly/HeliceInsights2024.