Carga de energia deve terminar março com alta de 5,7% no país

No Sul, a carga deve terminar março 1,5% acima de igual período do ano passado

Foto: CEEE / Divulgação

Com o registro das altas temperaturas desde a semana passada em importantes regiões brasileiras, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aumentou a previsão de carga de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) em março para 83.965 megawatts médios (MWmed), uma alta de 1,5% em relação à estimativa anterior e de 5,7% ante o mesmo mês de 2023.

No Sudeste/Centro-Oeste, principal centro de consumo de energia do País, a carga deve terminar o mês em 48.163 MWmed, alta de 1,3% frente à projeção divulgada na última semana, e de 5,8% em base de comparação anual. No Sul, a carga deve terminar março em 14.813 MWmed, 1,6% acima do que o projetado anteriormente e crescimento de 1,5% frente ao mesmo mês do ano passado.

O ONS revisou para baixo a previsão de Energia Natural Afluente (ENA) para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste em março. A estimativa atual é que chegue em 59% da média histórica, redução de 2 pontos percentuais comparado com a previsão do Programa Mensal da Operação (PMO) da semana passada.

No Sul, a quantidade de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas para se transformar em energia deve ficar em 139% da média, 5 pontos percentuais acima do estimado anteriormente. Deste modo, os níveis dos reservatórios ficarão em 70% da capacidade.