Uma ação contínua de atendimento à população foi a principal matéria da reunião realizada na tarde deste sábado, no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana. O encontro foi convocado pelo prefeito Ronnie Mello, a partir do alerta da Defesa Civil para as próximas horas na região. Ele também assinou decreto de situação de emergência.
Um novo alerta da Defesa Civil do Estado prevê acumulados de chuva ainda mais significativos. Assim sendo, a administração municipal, por meio de suas secretarias, além das instituições que trabalham com a Defesa Civil em Uruguaiana, foram mobilizadas para reforçar ainda mais a sequência das ações de cobertura e atenção às necessidades da população, como já vem acontecendo desde às primeiras horas da manhã desta sexta-feira, quando as precipitações pluviométricas iniciaram. Caso haja a necessidade de remoção, o Exército Brasileiro também estará integrado às ações.
Ao final da reunião, após o relato do coordenador municipal de Defesa Civil, Paulo Woutheres, sobre a destruição gerada pela precipitação de 185 mm em 34 horas (20% a mais do que a média histórica do mês), o prefeito decidiu por decretar emergência visando buscar apoio junto ao Governo do Estado para a recuperação dos danos e dos prejuízos.