Ex-comandante da Aeronáutica confirma que militares não identificaram fraudes nas urnas

Depoimento foi liberado ao público por Moraes nesta sexta-feira

Ex-comandante da Aeronáutica afirma que não foram encontradas irregularidades nas urnas eletrônicas -Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Em seu depoimento à Polícia Federal, o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, declarou que as Forças Armadas não detectaram fraudes ou falhas nas urnas eletrônicas. Ele afirmou que, com base nos resultados obtidos pela Comissão de Fiscalização da Defesa, está certo de que não houve qualquer irregularidade relacionada ao sistema de votação eletrônico. As informações são do site R7.

Nesta sexta-feira (15), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, levantou o sigilo dos depoimentos de militares e civis no inquérito que investiga uma alegada tentativa de golpe de Estado durante o governo de Jair Bolsonaro.

É importante ressaltar que logo após as eleições, o Ministério da Defesa encaminhou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o relatório das Forças Armadas sobre o processo eleitoral e o sistema de votação eletrônico.

Na ocasião, o documento já afirmava a inexistência de irregularidades no processo eleitoral e que os boletins estavam em conformidade com os dados fornecidos pelo TSE.

Embora não tenha apontado sinais de fraude, o relatório das Forças Armadas alertava sobre a possibilidade de um eventual “código malicioso” representar um risco à segurança, algo que foi negado por Baptista Junior em seu depoimento.