Banrisul doa mil computadores para escolas públicas e entidades gaúchas

Previsão é que até o final do ano sejam doados mais de 7 mil computadores

Foto: Divulgação

Em linha com o objetivo do Banrisul de desenvolvimento social do Estado e com princípios de sustentabilidade, o banco estadual realizou uma cerimônia de entrega simbólica de computadores para o Programa Sustentare – iniciativa do executivo estadual criada com o propósito de destinar corretamente ativos eletroeletrônicos. O acontecimento celebra a marca de mil desktops completos distribuídos por todo o Rio Grande do Sul, em escola públicas e em instituições. A previsão, até o final do ano, é que sejam doados mais de 7 mil computadores, contribuindo com a capacitação de jovens, com a qualificação do ensino e com a inclusão social.

O encontro aconteceu na Escola Estadual Professor Elmano Lauffer Leal, na Zona Norte de Porto Alegre, com a presença da diretoria do Banrisul, representantes de Secretarias Estaduais, colaboradores, professores e alunos. O presidente do Banrisul, Fernando Lemos, destacou a importância da doação para a capacitação digital das escolas públicas.

“Espero que este gesto contribua para a promoção de aptidões e crie oportunidades para os alunos. Tenho a convicção que a iniciativa ajudará no desenvolvimento de futuros talentos”, salientou o executivo.

A diretora da escola, Sheila Jardim, agradeceu a doação e informou que os computadores serão utilizados por 900 alunos de ensino médio e técnico da instituição de ensino. O coordenador do Programa Sustenare, Dionatan Aristimunha, enfatizou o papel da ação na inclusão sociodigital, ofertando bolsas para profissionalização e, também, trabalhando a ressocialização em penitenciárias com o recondicionamento dos equipamentos.

A doação está relacionada com a recente modernização do parque tecnológico do Banrisul, que investiu R$ 51,4 milhões na aquisição de novos computadores com o objetivo de otimizar o atendimento em agências e em áreas administrativas da instituição.

O Banrisul apoia o Programa Sustentare desde a sua criação, em 2016, também participando como membro do seu Conselho Deliberativo. Contabilizados de 2020 ao final de 2023, o banco já doou mais de 195 toneladas de eletroeletrônicos ao projeto.