Eleições 2024: PDT, União, PSB e Avante fecham acordo em Porto Alegre

Siglas decidiram atuar em bloco para formar uma chapa única à prefeitura

PDT, União, PSB e Avante fecham acordo - Foto: Divulgação / PDT / CP

Dirigentes estaduais e municipais do PDT, do União Brasil, do PSB e do Avante firmaram, no início da tarde desta quinta-feira, um acordo para atuar como uma frente única e formar uma chapa para a eleição à prefeitura de Porto Alegre em outubro. O protocolo de intenções foi oficializado em reunião na sede estadual do PDT.

Conforme o presidente dos pedetistas no RS, Romildo Bolzan Júnior, a ideia das siglas é construir um programa de governo básico e apresentar uma chapa que sirva de alternativa à polarização que deve se estabelecer entre os nomes do prefeito Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT). Romildo afirmou ainda que o grupo vai convidar o PSDB para discutir o interesse dos tucanos em também participar da ‘frente’.

“O PDT e os demais já tiveram conversas com o PSDB. Mas, agora, seria para tratar do interesse deles de participar do grupo e formar a chapa. Sem, contudo, chegar com nomes já definidos”, ressalvou. Segundo o dirigente, apesar de o PDT já ter apresentado a ex-deputada Juliana Brizola como sua pré-candidata ao Paço, e de o União Brasil ventilar o nome do deputado estadual Thiago Duarte, serão realizadas novas articulações até o final do mês para definir os integrantes da chapa e suas posições.

O PSDB, por sua vez, trabalha o nome da deputada estadual Nadine Anflor para a corrida à prefeitura. E já vinha cortejando o PDT e o União Brasil para a formação de uma chapa.

Participaram das negociações desta quinta, entre outras lideranças, além de Bolzan, pelo PDT, o presidente municipal, José Vecchio Filho, e Juliana. Pelo União Brasil, o presidente estadual, o deputado federal Luiz Carlos Busato, e Thiago Duarte. Pelo PSB, o dirigente estadual, Mário Bruck, e o vereador Airto Ferronato. E, pelo Avante, o presidente do diretório gaúcho, Mário Cardoso.