PIX é o meio de pagamento mais popular do país, diz Febraban

Volume de transações teve aumento de 75% em relação ao ano anterior

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

O Pix é o meio de pagamento mais popular do Brasil com quase 42 bilhões de transações, um aumento de 75% em relação ao ano anterior. Os dados são de levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre meios de pagamento, com base em dados divulgados pelo Banco Central e pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs).

Pelo levantamento, as transações do Pix superaram as transações combinadas de cartão de crédito, débito, boleto, TED, DOC, cheques e TEC no Brasil, que juntas somaram quase 39,4 bilhões de transações. Entretanto, o Pix perde apenas para a TED em relação a valores transacionados. A ferramenta de pagamentos instantâneos somou R$ 17,2 trilhões, enquanto a TED totalizou R$ 40,6 trilhões, uma pequena queda de 0,2% em comparação com 2022. O Pix, por sua vez, teve avanço de 58%.

Em funcionamento desde novembro de 2020, o Pix ultrapassou as transações feitas com outros tipos de pagamentos logo no seu primeiro mês. Poucos meses depois, o sistema de pagamentos instantâneos ultrapassou a soma de todos esses outros meios de pagamentos e, em janeiro de 2022, superou o cartão de débito, e no mês seguinte o cartão de crédito.