Terça de tensão no mercado com dados da inflação aqui e nos EUA

Projeções do mercado para o IPCA são de alta de 0,78% na base mensal e 4,44% na base anual

Crédito: Freepik

A terça-feira, 12 de março, será marcada pela divulgação dos números de inflação ao consumidor de fevereiro do Brasil e dos Estados Unidos. O Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) por aqui será divulgado às 09h00 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o Escritório de Estatística Laborais apresenta o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) dos EUA meia hora depois.

Conforme analistas da plataforma investing.com, a expectativa é de aceleração mensal dos preços no mês passado nas duas economias. As projeções do mercado para o IPCA são de alta de 0,78% na base mensal e 4,44% na base anual. Em janeiro, o IPCA registrou avanço mensal de 0,42% e de 4,51% no acumulado de 12 meses. O resultado poderá se transformar em combustível para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), Banco Central, e que acontece nos dias 19 e 20 de março para definir a nova taxa de juros brasileira.

Na última reunião do comitê, a ata do encontro apontou que havia elementos na economia brasileira que apontavam uma “atenuação da desaceleração econômica”, o que significa um freio menor na economia brasileira em relação aos meses anteriores. Esse movimento, segundo o Copom, era motivado pelo aumento da renda das famílias a partir do reajuste do salário mínimo e da ampliação dos benefícios sociais, alpen de um mercado de trabalho mais resiliente.

Já nos EUA, a estimativa é de uma alta mensal de 0,4% e de 3,1% na base anual. Em janeiro, o avanço mensal foi de 0,3% e de 3,1% na base anual. Por outro lado, a expectativa é de queda para o núcleo de inflação, que exclui itens voláteis como preço de alimentos e de energia. A estimativa é de elevação mensal de 0,3% em fevereiro, contra 0,4% no mês anterior, enquanto a projeção de avanço anual é de 3,7% no mês passado contra 3,9% em janeiro.

Fonte e elaboração: br.investing.com

A preocupação desse início de ano é a elevação dos preços vistos em todos os países do G-20. Os dados de inflação de janeiro dos EUA vieram acima do esperado e deram o pontapé inicial na recalibragem da expectativa do início do corte da taxa de  juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) de março para o meio do ano. Hoje, o mercado espera o início do afrouxamento monetário para junho, de acordo com o Monitor da Taxa de Juros do Fed do br.investing.com.