Facção que movimentou R$ 127 milhões é alvo de operação no RS e mais três estados

Operação Repasse mira esquema de lavagem de dinheiro do tráfico através de revendas automotivas

Foto: Polícia Civil / Divulgação

Foi deflagrada, nesta terça-feira, a Operação Repasse, que mira uma facção gaúcha suspeita de movimentar R$ 127 milhões em lavam de dinheiro do tráfico de drogas. São cumpridos 130 mandados de busca e apreensão em 28 cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, de São Paulo e do Mato Grosso do Sul.

No estado gaúcho, as buscas ocorrem em Viamão, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Parobé, Cachoeirinha e Sapiranga, além da Capital e de municípios no litoral Norte.

Segundo o delegado Guilherme Calderipe, os alvos são integrantes de uma organização criminosa com base no Vale do Sinos. Os criminosos teriam utilizado de empresas de diversos ramos, principalmente revendas de veículos, para burlar os mecanismos de controle de movimentações financeiras.

Duas pessoas foram presas em flagrante em Porto Alegre. Ainda na Capital, buscas ocorreram em uma revenda de veículos na avenida Bento Gonçalves.

As buscas tem o objetivo de coletar elementos que comprovem as movimentações financeiras de lavagem de dinheiro. O esquema é apontado como meio de garantir a aquisição de patrimônio de luxo para os traficantes.