Semana marcada pela tensão com dados do IPCA de fevereiro

Na quarta, o foco serão os dados de empregos formais no Brasil

Crédito: Freepik

A semana econômica será marcada pela divulgação de dados de inflação ao consumidor, no Brasil e nos Estados Unidos e no Brasil, nesta terça-feira, 12, durante a manhã, e pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre indústria, comércio e serviços durante a semana. Junto com isso, conforme a plataforma investing.com, segue a temporada de balanços, com destaque para dados trimestrais de empresas como Eletrobras, Casas Bahia, Lojas Renner e Natura. Além disso, a Bolsa voltará a fechar às 17h, devido ao início do horário de verão nos EUA.

Na segunda-feira, serão apresentados, pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), os dados semanais do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), enquanto a Fundação Getúlio Vargas (FGV) trará a prévia do Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI) divulgará Indicadores industriais de janeiro.

No dia seguinte, na terça-feira, 12, o Banco Central trará o relatório semanal Focus, com as projeções do mercado sobre a Selic, IPCA, câmbio e outros indicadores econômicos. O dado mais relevante da semana será apresentado pelo IBGE: o IPCA de fevereiro. O mercado financeiro trabalha com uma projeção de alta de 0,77% na comparação mensal, vindo de uma variação de 0,42% em janeiro e 0,56% em dezembro, quando encerrou o ano de 2023 com uma variação de 4,62%.

Se confirmado o resultado, o acumulado nos últimos 12 meses poderá atingir 4,44%, o que representa perda de ritmo em relação a janeiro (4,51%) e também coloca o índice dentro do limite máximo da meta de inflação do ano (4,5%).

Na quarta-feira, 13, o foco serão os dados de empregos formais no Brasil com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em dezembro, o número decepcionou analistas no resultado mensal e anual, quando a abertura de 1,48 milhão de vagas em 2023 ficou abaixo do estimado.

A quinta-feira, 14, saem as vendas no varejo no Brasil e, para fechar a semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga a Pesquisa Mensal de Serviços na sexta-feira, mesma data em que será conhecida a produção industrial americana.