O edital para obras de reformas em 93 escolas municipais e quatro centros comunitários foi publicado na edição desta segunda-feira, no Diário Oficial de Porto Alegre. O prazo máximo de execução dos serviços será de 36 meses e o investimento previsto é de mais de R$ 85 milhões. O recebimento das propostas de empresas interessadas em participar do processo está marcada para 15 de abril. Conforme o secretário de Educação, José Paulo da Rosa, srão realizadas reformas dos sistemas elétricos e hidrossanitários, dos reservatórios d’água, telhados, pintura, instalações de portas e janelas e pavimentações internas.
“As escolas contempladas são muito antigas e precisam reformas. Essas melhorias corrigem os problemas que temos e melhora esse espaço que é fundamental para uma educação de qualidade”.
A prefeitura fez uma avaliação de todas as questões estruturais das 93 escolas. Por meio dessa análise, foi possível planejar reformas a curto e médio prazos. Ainda conforme o secretário, as instituições foram organizadas em cinco lotes, por regiões: Norte, Oeste, Leste, Sul e, por último, Centro e Ilhas.
“Isso permite que mais de uma empresa participe do processo e saia vencedora. A ideia é facilitar para que tenhamos sucesso no processo licitatório e que as melhorias aconteçam logo”.
As intervenções se juntam aos investimentos já realizados em outras contratações de melhorias nas escolas como as obras emergenciais de 76 unidades da rede, que já atingiram 70% de execução. Será possível também ampliar as reformas e também tornar ambiente escolar mais atrativo para o alunos.