Movimento do comércio inicia o ano em alta de 0,7%, aponta Boa Vista

Na comparação interanual foi observado um aumento de 1,4%

Crédito: Freepik

O indicador antecedente da Boa Vista de Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, subiu 0,7% entre os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024 na comparação dos dados dessazonalizados. Na série de dados originais houve aumento de 1,4% na comparação com janeiro do ano passado e na curva de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento se manteve na marca de 1,7%.

 

“O indicador iniciou o ano de forma positiva e é esperado por mais um período de crescimento em 2024. O cenário atual é melhor quando comparado aos números de um ano atrás, a renda média das famílias, em termos reais, é maior, e as taxas de desemprego e de juros são menores”, diz o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

Soma-se a isto, segundo ele, o fato de que o endividamento e o comprometimento de renda das famílias estão recuando. Para o economista, importante destacar que o crédito pode estar em uma nova fase agora, a inadimplência das famílias vem de um período de queda e a concessão não deve desacelerar como no ano passado, fatores que podem dar um pouco mais de fôlego aos segmentos que dependem mais do crédito e que não tiveram um bom desempenho no ano passado.