Bolsa muda horário de funcionamento a partir desta segunda

Ações preferenciais da Petrobras, que fecharam o pregão em recuo de 10,57% na sexta-feira, ficam no centro das atenções

Foto: Getty Images/iStockphoto

A bolsa de valores brasileira (B3) retoma seu horário normal a partir desta segunda-feira, 11 de março, encerrando o pregão regular às 17h (horário de Brasília), devido ao início do horário de verão nos Estados Unido que faz a diferença de horário cair das atuais duas horas para apenas uma hora. Com a mudança, o mercado à vista, incluindo o Ibovespa e demais índices, segue com abertura às 10h (horário de Brasília), mas o fechamento volta às 17h.

Mesmo sem horário de verão no Brasil, a Bolsa operou no atual horário estendido desde 6 de novembro de 2023 até a última sexta-feira por conta do diferencial em relação à bolsa de Nova Iorque.

Já a negociação dos mercados futuros seguirá no horário ampliado a partir de 11 de março. Assim, os contratos e minicontratos futuros de Ibovespa continuam a ser operados até às 18h25. Os contratos e minicontratos futuros de dólar comercial encerram negociações às 18h30. O horário seguirá ampliado também durante os meses de março a novembro, quando derivativos ligados ao Ibovespa encerram a negociação às 17h55 e os ligados ao dólar, às 18h.

PETROBRAS

As ações preferenciais da Petrobras, que fecharam o pregão em recuo de 10,57% na sexta-feira, ficam no centro das atenções nesta segunda-feira, 11. Isto porque tiveram sua maior queda percentual desde 22 de janeiro de 2021, quando caíram 21,51%. A estatal perdeu R$ 55,8 bilhões em valor de mercado.

A desvalorização dos papéis da estatal aconteceu após a companhia divulgar o balanço do quarto trimestre de 2023 e anunciar que não irá distribuir dividendos extraordinários. A companhia aprovou R$ 14,2 bilhões em remuneração a acionistas referente ao quarto trimestre, mas decidiu não distribuir dividendos extraordinários e destinar os recursos a uma reserva estatutária.